top of page

Comitê de Cultura na Paraíba realiza ação de mobilização com o Movimento Negro para discutir questões referentes à Cultura Paraibana

  • Foto do escritor: Comunicação - Balaio Nordeste
    Comunicação - Balaio Nordeste
  • 1 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 6 de nov.

ree

Comitê de Cultura na Paraíba realiza ação de mobilização com o movimento negro para discutir questões referentes à cultura paraibana.


No dia 4 de outubro, às 19h, na sede da Associação Cultural Balaio Nordeste, localizada na Rua Maciel Pinheiro, 32, no Centro de João Pessoa, o Comitê de Cultura na Paraíba realizará uma ação de mobilização com o movimento negro para discutir questões referentes à cultura paraibana.


A iniciativa é aberta ao público e tem como objetivo reunir lideranças do movimento negro de João Pessoa para ouvir suas demandas sobre políticas culturais, temas transversais e a agenda nacional estratégica. O encontro também servirá para divulgar a Semana das Negritudes, que acontecerá em novembro de 2024, com o Comitê de Cultura atuando como espaço de mediação.


Sobre os Comitês:São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros, os Comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).


Rede:Na Paraíba, a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), de João Pessoa; pelo Centro de Formação Humana e Social (CENFHS), de Campina Grande; e pela Academia Princesense de Letras e Artes (APLA), de Princesa Isabel.


A atuação ocorre a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social. As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPNB+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção será direcionada para territórios prioritários sediados em João Pessoa, Campina Grande e Princesa Isabel.

 
 
 

Comentários


bottom of page