Balaio Nordeste junto ao Governo da Paraíba firmam parceria com instituições francesas para realizar o 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz
- Comunicação - Balaio Nordeste
- 14 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de nov.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB), firmou uma parceria com três instituições francesas para a realização do 1º Encontro Internacional de Forró de Raiz, que vai acontecer em setembro, na cidade de Lille, na França. A reunião aconteceu no Museu de Belas Artes de Lille e contou com a presença de representantes da associação 3000, da equipe do próprio museu e da Câmara Municipal da cidade francesa.
Essa foi mais uma das agendas técnicas que a Secult-PB cumpriu em território francês. O objetivo é promover internacionalmente uma expressão cultural genuinamente nordestina. “Lille será a capital europeia do forró em 2025”, comemorou o secretário de Cultura, Pedro Santos.
De acordo com o secretário, o evento realizado pelo Balaio Nordeste vai permitir um intenso intercâmbio entre artistas paraibanos e nordestinos com a França, no próximo ano, quando os dois países promovem o Ano Brasil-França 2025.
“A atual gestão entende a importância da circulação dos nossos artistas em outros palcos, além das divisas paraibanas e fronteiras brasileiras. Esse encontro de forró vai fortalecer nossa cultura e disseminar as nossas tradições”, completou ele.
A Secult-PB responde atualmente pela Coordenação Técnica do Consórcio que, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), capitaneia o projeto de transformar o forró em patrimônio imaterial da humanidade. Assim, o movimento ganha maior divulgação e reconhecimento enquanto identidade artística nordestina perante o mundo.
Durante a parceria firmada, Jean François Chougnet (Associação 3000), Juliete Singer (Museu de Lille) e a vereadora Marie-Pierre Bresson (setor de cultura da Câmara Municipal de Lille) se juntaram à iniciativa e firmaram o compromisso de colaborar com o projeto nos próximos anos.




Comentários