Terceira reunião do G1-Grupo de trabalho para mulheres-
- Comunicação - Balaio Nordeste
- 17 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 6 de nov.

Comitê de Cultura na Paraíba realiza 3ª Roda de Conversa com o G1 – Grupo de Trabalho para Mulheres em Articulação
No dia 18 de setembro, às 14h30, o Comitê de Cultura da Paraíba promoverá, na sede da Balaio Nordeste, a terceira Roda de Conversa do Grupo de Trabalho Mulheres em Articulação sobre a Cultura Paraibana (G1).
A iniciativa propõe que cada participante traga consigo uma nova representatividade, além de apresentar respostas às necessidades dos coletivos dos quais fazem parte e que representam.
As mulheres trazem diferentes experiências e visões de mundo, enriquecendo o debate cultural e ampliando a compreensão sobre questões sociais, históricas e artísticas. Essa diversidade de perspectivas permite a construção de uma cultura mais inclusiva e representativa.
Sobre os Comitês:São uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura e vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Em todos os estados brasileiros, os Comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Rede:Na Paraíba, a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBN), de João Pessoa; pelo Centro de Formação Humana e Social (CENFHS), de Campina Grande; e pela Academia Princesense de Letras e Artes (APLA), de Princesa Isabel.
A atuação ocorre a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento e comunicação social.
As atividades dos Comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas, culturas populares e PCDs. Essa atenção é voltada para territórios prioritários sediados em João Pessoa, Campina Grande e Princesa Isabel.




Comentários