Comitê de Cultura na Paraíba realiza 2ª roda de conversa com o G1 Grupo de Trabalho para Mulheres em Articulação
- Comunicação - Balaio Nordeste
- 30 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias

Comitê de Cultura na Paraíba realiza 2ª Roda de Conversa com o G1 – Grupo de Trabalho para Mulheres em Articulação.
No dia 4 de setembro, às 14h30, o Comitê de Cultura da Paraíba promoverá, na sede da Balaio Nordeste, a segunda roda de conversa do Grupo de Trabalho Mulheres em Articulação sobre a Cultura Paraibana (G1).
A iniciativa propõe que cada participante traga consigo uma nova representatividade, além de apresentar respostas às necessidades dos coletivos dos quais fazem parte e representam.
As mulheres trazem diferentes experiências e visões de mundo, enriquecendo o debate cultural e ampliando a compreensão sobre questões sociais, históricas e artísticas. Essa diversidade de perspectivas permite a construção de uma cultura mais inclusiva e representativa.
Sobre os Comitês
Os Comitês de Cultura são uma iniciativa do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), lançado pela Secretaria dos Comitês de Cultura, vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).Em todos os estados brasileiros, os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã — tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Rede na Paraíba
Na Paraíba, a rede é composta pela Associação Cultural Balaio Nordeste (ACBL), de João Pessoa; o Centro de Formação Humana e Social (CENFHS), de Campina Grande; e a Academia Princesense de Letras e Artes (APLA), de Princesa Isabel.A atuação ocorre a partir de quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.
As atividades dos comitês são direcionadas a atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas LGBTQIAPN+, negros, indígenas, culturas populares e pessoas com deficiência (PCDs).Essa atenção será voltada, prioritariamente, aos territórios sediados em João Pessoa, Campina Grande e Princesa Isabel.




Comentários