top of page

Comitê de Cultura na Paraíba Promove Roda de Conversa para Coletivo de Mulheres em João Pessoa

  • Foto do escritor: Comunicação - Balaio Nordeste
    Comunicação - Balaio Nordeste
  • 10 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 6 dias


ree

Nesta quarta-feira, dia 14, o comitê de cultura da paraíba realizará uma roda de conversa voltada para as mulheres atuantes na cultura. o evento acontecerá às 18h30, no auditório do sintep, localizado na rua professor josé coelho, 61 – centro de joão pessoa.


O encontro tem como objetivo mobilizar as lideranças dos coletivos de mulheres de toda a grande joão pessoa. a iniciativa visa ouvir e levantar as demandas dessas participantes sobre políticas culturais, temas transversais e a agenda nacional estratégica de cultura.


Para lisianne saraiva, coordenadora geral do comitê de cultura da paraíba, “a proposta desse evento é reunir os coletivos representados pelas mulheres que fortalecem a cadeia produtiva da cultura na grande joão pessoa e no estado da paraíba, para que possamos, coletivamente, pensar em ações, projetos e indicativos de políticas que fortaleçam essa cadeia e revitalizem constantemente essa rede”, afirmou.


A presença das mulheres que constroem e movimentam a cultura local é essencial para o sucesso dessa discussão, que pretende fortalecer as ações do comitê e contribuir para o desenvolvimento cultural e social da região. a proposta da roda de conversa é que a contribuição das mulheres fortaleça o setor cultural e amplie suas representatividades em instâncias políticas e sociais.


Sobre os comitês: são uma iniciativa do programa nacional dos comitês de cultura (pncc), lançado pela secretaria dos comitês de cultura e vinculada ao ministério da cultura (minc). em todos os estados brasileiros, os comitês visam ampliar o alcance das políticas públicas culturais, fortalecer a democracia e fomentar a participação cidadã, tanto nas políticas socioculturais quanto no âmbito do sistema nacional de cultura (snc).


O pncc objetiva criar um ambiente mais inclusivo e participativo, onde a sociedade pode contribuir ativamente para a formulação e implementação de políticas culturais. na paraíba, a rede é composta pela associação cultural balaio nordeste (acbl), de joão pessoa, centro de formação humana e social (cenfhs), de campina grande, e academia princesense de letras e artes (apla), de princesa isabel. a atuação é estruturada em quatro eixos: mobilização e redes, formação, apoio e assessoramento, e comunicação social.


As atividades dos comitês são direcionadas para atores culturais, com especial atenção para mulheres, pessoas lgbtqiapn+, negros, indígenas, culturas populares e pessoas com deficiência. essa atenção é voltada para territórios prioritários sediados em joão pessoa, campina grande e princesa isabel.


A balaio nordeste tem a missão de preservar, fomentar e divulgar a produção cultural e artística brasileira, especialmente a nordestina, buscando dar visibilidade aos artistas e aos conteúdos artísticos locais, bem como contribuir com a formação profissional, cultural e educacional dos associados e do público em geral, favorecendo o reconhecimento e o fortalecimento da cultura popular na sociedade.


Assessoria

 
 
 

Comentários


bottom of page